quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ultrasonografia

A ultra-sonografia é uma técnica de diagnóstico baseada em imagens, que utiliza ultra-som para visualizar músculos e órgãos internos, seu tamanho, estrutura e possíveis patologias ou lesões. A ultra-sonografia é comumente usada da obstetrícia e durante a gravidez. Existe uma vasta gama de usos diagnósticos para a ultra-sonografia.

Usos da ultra-sonografia em diagnósticos

A ultra-sonografia é amplamente usada na medicina para diagnósticos. É possível realizar procedimentos terapêuticos usando-se a ultra-sonografia como guia, como em biópsias e coleta de fluidos. Tipicamente durante a ultra-sonografia um aparelho chamado transdutor é colocado diretamente sobre a área e então movido sobre o paciente. Um gel é usado para parelhar o transdutor e o paciente.
 
Ultra-sonografia é eficiente para gerar imagens dos tecidos moles do corpo. Estruturas superficiais, como músculos, tendões, testículos, seios e cérebro neonatal, têm sua imagem produzida por freqüência mais alta (7-18 MHz), a qual produz melhor resolução axial e lateral. Estruturas mais internas, como fígado e rins, têm imagens geradas em menor freqüência (1-6 MHz), a qual tem menor resolução axial e lateral porém maior penetração.
 
A ultra-sonografia é usada por exemplo em:

* Cardiologia.

* Gastroenterologia.

* Ginecologia.

* Obstetrícia.

* Oftalmologia.

* Urologia.

* Musculoesqueletal, tendões, músculos e nervos.

* Vascular, artérias e veias.

* Intravascular; aspiração de fluidos guiada pelo ultra-som.

* Intervencional; biópsia, drenagem de fluidos, transfusão intrauterina.
Na ultra-sonografia pélvica, órgãos da região do pélvis têm sua imagem gerada. Isso inclui o útero e ovários. Algumas vezes homens passam por ultra-sonografia pélvica para verificar a saúde da bexiga e próstata. Há dois métodos para realizar a ultra-sonografia pélvica: externamente ou internamente. A ultra-sonografia pélvica interna é feita ou transvaginal (em mulheres) ou transretal (em homens).
Na ultra-sonografia abdominal são geradas imagens de os órgãos sólidos do abdômen como pâncreas, aorta, veia cava inferior, fígado, dutos biliares, rins e baço. No intestino, as ondas de som são bloqueada pelo gás, desta forma há capacidade de diagnóstico limitada nessa área. O apêndice pode algumas vezes ser visto quando está inflamado (apendicite).
























Nenhum comentário:

Postar um comentário