terça-feira, 28 de junho de 2011

Conjuntivite

O que é Conjuntivite?

É uma inflamação ocular, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas. É contagiosa, portanto pode ser passada para o outro.

Em março deste ano ocorreu uma epidemia de conjuntivite em São Paulo

Quando os casos foram dectados, os profissionais de saúde foram orientados a ampliar as ações de vigilância e foi enviado um alerta a escolas e creches, que receberam orientações sobre as medidas de controle.

De acordo com os médicos, esse tipo de conjuntivite não costuma ser muito grave e passa em poucos dias. Mas a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou se a pessoa tocar um objeto tocado por outra doente que tenha coçado os olhos.

Segundo a Folha de São Paulo, o Hospital das Clínicas chegou a fazer uma média de atendimento de 300 casos da doença por dia. Apenas na manhã desta sexta-feira foram 200 registros. No pronto-socorro oftalmológico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a média também é de 300 atendimentos, com picos de 400 casos em alguns dias.

Tratamento e Medicamentos

A conjuntivite é transmitida principalmente pelo contato direto da mão com o olho, por objetos contaminados e por piscinas. Por tanto deve haver um cuidado especial para que antes de falarmos em tratamento, a prevenção seja feita. Por isso, tenha muito cuidado nos transportes públicos, ao pegarem em corrimão, e nunca levar as mãos aos olhos. Pelo contrário, lave-as sempre que possível.

Para o tratamento, o que se tem a fazer é procurar um médico imediatamente, nunca se automedique. Existem colírios específicos para cada tipo de conjuntivite. Alguns possuem anti-inflamatórios, outros antibióticos e ainda há os com anti-alérgicos.

São Paulo enfrentou nesse ano uma grave epidemia de Conjuntivite. Você com certeza deve ter sabido de algum caso de conjuntivite no seu trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo em casa. Trata-se nada mais nada menos de 60 mil casos de conjuntivite que foram registrados no início do ano.

Algumas cidades do litoral paulista também sofreram com a Epidemia como: São Sebastião, Ilhabela e Peruíbe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário