segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Litotripsia - CUIDADOS

A litotripsia é um procedimento do urologista para a elminação de um cálculo formado. É comumente confundida com "laser". Não há nenhum raio laser nesse procedimento, é um confusão que está na boca do povo e não se sabe a origem.


A eliminação por Laser ainda é pouco utilizada no Brasil, mas ao contrário da LITOTRIPSIA (que oferece riscos de hemorragia, danos a outros órgãos, desenvolvimento de diabetes e hipertensão entre outros problemas) é sem dúvida o método mais eficaz, rápido e seguro que se conhece. O único problema desta técnica e o preço e os poucos lugares no Brasil que oferecem o tratamento por este método. O tratamento por Laser é conhecido como "Endoscopia flexível com Holmium Laser" - apesar do alto custo e dos poucos médicos que já utilizam este moderno procedimento, os resultados são fantásticos, pois resolve o problema rapidamente e sem causar nenhum tipo de reação ou problema posterior. Atualmente é o procedimento que vem se popularizando em outros países da America do Norte e da Europa no lugar da litotripsia (LECO, LEOC).


Os médicos e as clínicas de urologia resistem em explicar ao paciente os riscos que a LITOTRIPSIA oferece e adotam o procedimento como padrão para a maioria dos cálculos renais.
O nome todo é litotripsia extracorpórea por ondas de choque (abrevia-se LECO) e é feita com um emissor de ondas mecânicas que se transmitem num meio líquido até o cálculo do paciente. Essas ondas mecânicas (milhares numa sessão) em muitos casos quebram o cálculo e tornam a sua saída mais fácil. O procedimento todo é feito com o uso de sedativo ou analgésico. Tem chance de resolver em alguns casos com cálculos não muito grandes (no rim ou na parte superior do ureter) e perde eficiência quando o cálculo se encontra mais baixo no trato urinário.

A LITOTRIPSIA só pode ser indicada ou realizada por um urologista, sendo indicada pela Sociedade Brasileira de Urologia, a qual aparentemente possui ligação com os fabricantes dos aparelhos que fornecem materiais de apoio e orientação aos médicos.

7 comentários:

  1. COM CERTEZA a mais segura é a Endoscopia flexível com Holmium Laser. Fiz 2 Litotripsia extracorporea (com um açougueiro) a uns 8 meses, além de não quebrar as pedras, possivelmente foi a causadora do quadro inicial de hipertensão em que me encontro. A Endoscopia flexível com Holmium Laser, é um procedimento caríssimo, mas conseguí que meu plano de saúde cobrisse e hoje graças a Deus e ao Médico que aceitou pegar meu caso esotu aparentemente livre das pedras. Leia também sobre o NQI amigo ... Não posso garantir que funcione mas pleo sim pelo não ... Estou tomando, como disse meu médico ... Mal não irá fazer, já que trata-se essencialmente de Fósforo ... Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. existem muitos locais que estão fazendo a Endoscopia Flexível com laser? onde? pelo que vi é algo bem novo.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, fujam dessa litotripsia! Isso devia ser mesmo proibido! Meu pai que tem 73 anos foi submetido semana passada a uma litotripsia e está internado na uti. Parece que rompeu uma veia e causou uma hemorragia grave. Estou aqui desesperado e orando para que ele se reestabeleça. Não recomendo este procedimento a ninguém!

    ResponderExcluir
  4. bem hoje fiz uma lito,nunca tive tanta dor e ate agora não saiu nada tenho 15 dias para ver se deu resultado porque se não vou ter que fazer outra seção ainda bem que consegui pelo sus demorou estava esperando desde agosto,sabe da muito medo de machucar algum orgão .

    ResponderExcluir
  5. HOJE FIZ UMA LITO ESTOU BEM MAS ATE AGORA NÃO SAIU NENHUM PEDAÇO SE QUER DA BENDITA PEDRA EU NUNCA TIVE TANTA DOR DISSERAM QUE É PORQUE A PEDRA ESTA LOCALIZADA NA REGIÃO QUE MAIS DÓI NO URETER ELA TEM 0,6CM,EU VI MUITOS COMENTÁRIOS QUE AS PANCADAS PODEM MACHUCAR OUTROS ORGÃOS ESTOU COM MEDO TALVEZ DAQUI 15 DIAS TENHO QUE FAZER OUTRA SEÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA.
    FIZ LITO A 20 DIAS, O CALCULO MEDIA 0,7CM O RIM 7,8 CM. REPETI A ECO E PARA MINHA SURPRESA O CALCULO ESTA COM 0,9CM E O RIM 7,6 CM.UREIA ESTA EM 40.E AINDA FIQUEI COM EMATOMA ENORME NAS COSTAS E SINTO MUITA DOR.
    TENHO CONSULTA DIA 05/03/2012 COM MEU UROLOGISTA.
    O QUE DEVO ESPERAR AGORA?
    ATT VERA

    ResponderExcluir
  7. olha fiz uma litotripsia ontem, realmente não doe por que a gente fica sedadado ,, mas depois de uma meia hora doi muito , tive que ir pro pronto socorro pois não estava aguentando de dor, e tb urinei muito sangue, mas graças a deus depois de ser medicado estou bem, um dia depois vomitei, mas tá tudo bem só esta dolorido o local.

    ResponderExcluir