sábado, 17 de setembro de 2011

Cortisona

A cortisona ou corticosteróide são medicamentos que agem como anti-inflamatório e imunossupressor. Este classe de medicamento pode ser administrada por via oral ou injetável. Porém qualquer medicamento a base de cortisona, por via oral, deve ser tomado com alimentos para reduzir o seu efeito no trato gastrointestinal.


Existem muitos medicamentos a venda com este princípio ativo, como o Betnelan, Depo-medrol, Meticorten, Celestone, Calcort, Solu- cortef, Decadron ou Flebocortide. Alguns efeitos colaterais da toma deste tipo de medicamentos podem ser o aumento do apetite, aumento do peso ou mesmo anorexia, edema, hematomas, aumento da pressão arterial, fraqueza, do de cabeça, acne ou insônia.

Durante o tratamento a dieta deve ser suplementada com alimentos ricos em proteína, cálcio, vitamina D , potácio, vitamina A e vitamina C, pois um dos riscos é o desenvolvimento de osteoporose,especialmente quando seu uso é prolongado no tempo. Monitorar eletrólitos, glicemia, pressão arterial, peso, a função renal e o crescimento em crianças em caso de tratamentos longos também é importante.

Não é recomendado tomar cortisona com álcool, durante a gestação ou lactação.Os pacientes com diabétes, insuficientes renais e epilético devem ter cautela com a toma desta classe de medicamento, sempre ingerido sob recomendação e supervisão médica.

Um comentário:

  1. Dr. Ademir, minha mãe usou cortisona e ficou super inchada, isso é normal?

    ResponderExcluir